quinta-feira, 31 de março de 2011

Transporte Universitário em pauta

Hoje, no quadro “Minha Cidade”, na 1ª Edição do RN TV da Inter TV Cabugi, foi abordado um tema bastante importante: transporte escolar.
A reportagem mostrou as condições precárias do ônibus, de mais de 20 anos, que transporta alunos de Pitangui, distrito de Extremoz na Região Metropolitana de Natal.
Pelas faixas etárias dos alunos, além de universitários que viajariam até Natal, também havia adolescentes secundaristas, que provavelmente ficariam em Extremoz.
Segundo os alunos, o transporte quebra três ou quatro vezes por semana, e o próprio motorista é quem conserta o ônibus.
Muitos alunos viajam em pé, e o ônibus vai fazendo diversas paradas, inclusive, quando chegam em Natal, alguns precisam desembolsar um valor para pegar o alternativo, e não chegarem atrasados na aula.
Ao vivo, o repórter entrevistou o secretário municipal de Administração e a secretária municipal de Educação, que alegaram não ter conhecimento do que estava ocorrendo com os estudantes, e prometeram solucionar o problema.

Baía Formosa
Na tarde de hoje, no programa “Balanço Geral”, da TV Tropical, o apresentador tratou do transporte universitário do município de Baía Formosa.
Segundo o apresentador, foi recebida uma denúncia de que os alunos que fazem curso superior em Natal estão sem transporte.

Do blog: Extremoz é um município de quase 25 mil habitantes, e como disseram os secretários, não houve nenhum comunicado oficial e não há como identificar todos os problemas.
A secretária de Educação assegurou que no prazo de  15 a 30 dias, o problema será solucionado.
Por quê? Porque houve uma ação da comunidade, caso contrário, o problema se arrastaria por muito tempo.

Em Baía Formosa, a situação é diferente:
Nos últimos dois anos, o número de pessoas que ingressaram em cursos superiores e continuaram morando no município cresceu bastante.
Essas pessoas, em sua maioria, trabalham no município e estudam à noite.
A Prefeitura já conhece o problema que os universitários estão enfrentando, depois de terem sido proibidos de utilizarem o ônibus de Canguaretama.
Enquanto isso, os alunos precisam pagar transporte, mensalidade e custos adicionais, pois a maioria estuda em instituições privadas.

SEJUV repercute Miss Twitter RN

O site da Subsecretaria da Juventude do Rio Grande do Norte (SEJUV), repercutiu o concurso Miss Twitter RN:

Jovens potiguares lançam o Miss Twitter RN
www.juventude.rn.gov.br

O Grupo de tuiteiros @Dayvsoon, @RogerioRN, @JulianaTalyne e @Hudson_Holanda, o TwitterNews, criou o concurso digital @MissTwitterRN que tem o objetivo de escolher a mulher mais bela do Twitter Potiguar, por meio de votação via rede social twitter.
O site Twitter.com é uma espécie de pequeno blog onde os usuários têm até 140 caracteres para escrever sobre qualquer assunto. Com cinco anos de existência, o Twitter tem atualmente mais de 200 milhões de usuários e recebe cerca de 7.000 mensagens por segundo
A ganhadora receberá o prêmio de R$ 100,00 e um kit de Maquiagem. O Prêmio será entregue entre os dias 25 de Abril a 10 de Maio, a ser combinado com a vencedora via Mensagem Direta (DM) por twitter.
Oficialmente registradas conforme o Regulamento oferecido pela Organização, 11 candidatas confirmaram sua inscrição e já estão aptas ao concurso. Já há um clima de competição acirrada entre as participantes.
A escolha da Miss será no Twitter: #VotonaMissRN + o nome da cidade da Miss escolhida. Os votos serão computados até o dia 03 de Abril ao meio-dia.

Candidatas Oficialmente inscritas:

@HosanaCapuxu – Caicó
@Jannelia – Patu
@ClariinhaMelo - Pau dos Ferros
@Naiaraeopiniao - Santa Cruz
@AllyneRenata – Mossoró
@Celly_Suy - Passa e Fica
@DeboraPinheiroo – Natal
@HerondinaCamara - João Câmara
@ValNobrega – Parelhas
@IsabellySoaress - São Vicente
@Riiits - Currais Novos

Duas escolas municipais de Baía Formosa sem aula


O mês de março está terminando, e as aulas da Escola Municipal João Batista de Mendonça e do Centro Educacional Maria da Conceição Freire, em Baía Formosa, continuam sem previsão para começar.
Informações não confirmadas davam conta que as aulas começariam no dia 04/04/2011, mas pelo andar da carruagem, já tem pais dizendo que só depois da Semana Santa.
Acontece que serviços na infraestrutura dos prédios das escolas, começaram a ser feitos justamente quando o ano letivo deveria ter início.
As crianças, principais interessadas, são as prejudicadas com isso tudo.

Opinião do leitor

Leitor participativo do blog, envia e-mail tratando sobre a polêmica do transporte universitário.
Eis:
 
Rogério,

Houve uma pessoa que comentou no post sobre o transporte para os universitários e disse que o prefeito fez uma reunião com os tais (onde compareceram 12) e perguntou se eles preferiam a bolsa em dinheiro ou o transporte. Segundo a pessoa, 10 dos estudantes disseram que preferiam a bolsa em dinheiro.

Bem, será que essa pessoa e o prefeito pensam que só há esses jovens recém-aprovados no vestibular fazendo faculdade?

Já foi dito neste blog que há vários tipos (perfil) de estudantes universitários hoje em BF.

A reinvindicação do transporte é para aqueles que trabalham em Baía Formosa durante o dia e estuda a noite.

Então, o que a prefeitura poderia fazer:

- Disponibilizar o transporte para os estudantes do turno da noite;

- Continuar dando a bolsa a quem estuda durante o dia e reside em Natal

E não pedir para que os jovens optem entre bolsa (e que bolsa?) ou o transporte. Claro, a opção é pelo dinheiro, não são a esses que o transporte interessa.

PSD em Baía Formosa

E agora? Quem assume o PSD em Baía Formosa?

O ex-prefeito Samuel Monteiro (PP), fiel escudeiro do vice-governador Robinson Faria (PMN)?
O ex-prefeito Parrudo (PMDB), que agora está alinhado com o vice-governador?
O pré-candidato a prefeito, Adeilson Gomes (PMDB)?
A "liga da justiça" inteira?

Desembarcando no PSD

Com o fortalecimento do PSD no Rio Grande de Norte, após a adesão do grupo do vice-governador Robinson Faria, o que vai ter de gente pulando para o barco não é brincadeira...
Vai ter prefeito pulando pra querer se aproximar do governo, vereador descontente com o comando municipal do seu partindo que vai desembarcar no PSD.
Sabe por quê? Porque a Legislação Eleitoral permite que o detentor de mandato mude de partido, quando for criado um novo, sem risco de perder o mandato.
Além de muitos pré-candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador que gostam de novidade.

Fazendo as contas do PSD no RN

A nova sigla, Partido Social Democrático (PSD), liderado nacionalmente pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, chega forte no Rio Grande do Norte.
A imprensa potiguar já dá como certo que o grupo do vice-governador Robinson Faria (PMN), assumirá o comando da legenda no Rio Grande de Norte.
Robinson deixará o PMN e levará para o PSD seu filho, o deputado federal Fábio Faria (PMN), o deputado federal Paulo Wagner (PV), os deputados estaduais do PMN (Gesane Marinho, Raimundo Fernandes e Ricardo Mota), os deputados José Dias (PMDB), Vivaldo Costa (PR), Gustavo Carvalho (PSB) e talvez Nelter Queiroz (PMDB).
O PSD nasce no RN com o vice-governador, dois deputados federais, 6 ou 7 deputados estaduais, além de mais de 40 prefeitos , vice-prefeitos, vereadores e lideranças ligados ao vice-governador, que estavam no PMN e no PP (partido que era comandado por Robinson até 2010).
Robinson Faria e os deputados Raimundo Fernandes e Ricardo Motta estão em São Paulo, onde jantam com o prefeito Gilberto Kassab, fechando os últimos detalhes para o anúncio formal da instituição do PSD no RN.

Miss Twitter RN


Para conhecer o perfil das candidatas ao Miss Twitter RN 2011, acesse:

Votação do Miss Twitter RN

A votação do concurso Miss Twitter RN está a todo vapor no microblog.
O concurso surgiu a partir de uma brincadeira entre amigos no twitter (@Dayvsoon, @RogerioRN, @JulianaTalyne e @Hudson_Holanda), que iniciaram uma discussão sobre quem era a mais bela twitteira.
11 candidatas estão concorrendo, e a disputa está bastante concorrida.
A primeira colocada ganhará um vestido pólo Schalk + 1 Kit Make-Up + uma bonificação de R$ 100.
A segunda e a terceira colocada também receberão o vestido da Schalk.
A votação é pelo próprio twitter, através de hashtag, e cada usuário pode votar uma vez.

Para votar, envie um tweet com a #tag da sua candidata:

@HosanaCapuxu - Caicó (#VotonaMissCaico)

@Jannelia - Patu (#VotonaMissPatu)

@ClariinhaMelo - Pau dos Ferros (#VotonaMissPDF)

@Naiaraeopiniao - Santa Cruz (#VotonaMissSantaCruz)

@AllyneRenata - Mossoró (#VotonaMissMossoro)

@Celly_Suy - Passa e Fica (#VotonaMissPEF)

@DeboraPinheiroo - Natal (#VotonaMissNatal)

@HerondinaCamara - João Câmara (#VotonaMissJoaoCamara)

@ValNobrega - Parelhas (#VotonaMissParelhas)

@IsabellySoaress - São Vicente (#VotonaMissSVI)

@Riiits - Currais Novos (#VotonaMissCurraisNovos)

A votação vai até domingo (03/04), ao meio-dia.

quarta-feira, 30 de março de 2011

Com Samuel Júnior na disputa...

Samuel Júnior como vice-prefeito de Adeilson, consequentemente, levaria o apoio do seu pai, ex-prefeito Samuel Monteiro, além de abrir caminho para seu irmão, Saulo Adriano, ser o candidato a vereador de consenso da família.

E Fábio França?
Fábio também já declarou o desejo de ser candidato a vice-prefeito do grupo de oposição.
Nesse caso, será preciso uma solução caseira, pois Fábio é casado com uma neta de Samuel, ou seja, participa da família de Samuel Júnior.
Conversas mais adiantadas, dão conta de que Fábio agora quer ser candidato a vereador, e disputaria os votos com Saulo Adriano (tio da esposa).

O ex-prefeito Parrudo, aliado de Samuel, e integrante do bloco de oposição, apoiaria a chapa Adeilson-Samuel Júnior?

E o ex-vice-prefeito Joãozinho Madeiro?
O “Corredor” 2012 diz que Joãozinho será candidato a prefeito, tendo como vice o vereador Wagner Nobre (PTB), que lançaria o filho, Robson Nobre, para ocupar seu lugar na Câmara.


Será o fim da “Liga da Justiça”?

Samuel Júnior vice de Adeilson?


O blog soube que o ex-candidato a vereador Samuel Júnior (PP), filho do ex-prefeito Samuel Monteiro (PP), declarou a algumas pessoas a intenção de ser candidato a vice-prefeito do pré-candidato Adeilson nas eleições 2012.
Procurado pelo blog, Samuel Júnior disse que não descarta a possibilidade. “Adeilson tem um grande potencial, e as pessoas só falam no nome dele para administrar Baía Formosa. Nosso grupo precisa estar unido para vencermos Nivaldo Melo, é isso que a população quer”, declarou.
Samuel Júnior disse ainda que trabalhar pela cultura é sua principal bandeira de luta, e que por isso deseja participar do processo eleitoral do próximo ano.

terça-feira, 29 de março de 2011

Rosalba Ciarlini emite nota de pesar pelo falecimento de José Alencar

A governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini (DEM), emitiu nota de pesar pelo falecimento do ex-vice-presidente da República, José Alencar:
 
O sentimento nacional sobre José Alencar é de que ele é um herói, um exemplo de vida. Apesar da gravidade de sua doença, soube manter a serenidade e com sua luta demonstrou que o brasileiro não desiste nunca. O Rio Grande do Norte é devedor ao empresário e político José Alencar, que em terras norte-rio-grandenses gerou emprego, renda e desenvolvimento em seu complexo de indústrias localizado em São Gonçalo do Amarante e Macaíba. Que as novas gerações sigam a determinação do homem José Alencar que sempre lutou por um Brasil mais justo e próspero para todos os brasileiros.

 
Rosalba Ciarlini
Governadora do Rio Grande do Norte

Morre José Alencar aos 79 anos


Faleceu na tarde de hoje, no Hospital Sírio Libanês em São Paulo, o ex-vice-presidente José Alencar.
José Alencar enfrentou um câncer na região do abdome, no rim, no estômago e na próstata, já havia enfrentado 17 cirurgias, e há 14 anos lutava contra os sucessivos cânceres.
O ex-vice-presidente nasceu em Muriaé- MG, em 17 de outubro de 1931.
Aos 7 anos de idade, Alencar já ajudava na loja do pai; aos 14 anos foi trabalhar como balconista de uma loja, e aos 18, abriu sua primeira lojinha, até se tornar o maior empresário mundial no ramo de cama, mesa e banho.
Na política, Alencar começou como presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria. 
Em 1994 e 1998, disputou uma  vaga no Senado Federal,  pelo extinto Partido Liberal (PL), eleito com quase três milhões de votos.
Nas eleições de 2002 e 2006, pelo Partido Liberal (PR) e  Partido Republicano Brasileiro (PRB), respectivamente, José Alencar foi eleito e reeleito vice-presidente da República, na chapa do presidente Lula da Silva.

domingo, 27 de março de 2011

Miss Twitter RN 2011


Estão abertas as inscrições para o Miss Twitter RN 2011.
O concurso está sendo organizado pelo Grupo Twitter NewLook (@Dayvsoon, @RogerioRN, @JulianaTalyne e @Hudson_Holanda), será realizado no dia 03/04/2011, e irá escolher a mais bela twitteira do Rio Grande do Norte.
As inscrições poderão ser feitas até amanhã (28).
Podem participar pessoas do sexo feminino, com idades entre 18 e 33 anos, que tenham nascido no RN, e residam nas cidades que vão representar.
A votação será via twitter, onde cada usuário terá direito a um voto, através da hashtag #MissTwitterRN2011.
O perfil das candidatas será divulgado através do www.misstwitterrn.blogspot.com

Para visualizar o regulamento do concurso clique aqui: Regulamento #MissTwitterRN2011

Wilma e Iberê no segundo escalão de Dilma

A ex-governadora Wilma de Faria (PSB) deverá assumir a superintendência da Sudene, e o ex-governador Iberê Ferreira (PSB) um cargo no Ministério da Integração Nacional.
Desta vez, a confirmação veio do deputado federal e líder do PMDB na Câmara, Henrique Alves.
Iberê já havia sido cogitado para assumir a superintendência da Sudene, e Wilma para o Banco do Nordeste, mas, a decisão vem da cúpula do PSB nacional.

Iberê pra Wilma: Será que agora nossa nomeação sai?

Ministro defende liberação das redes sociais nas eleições

Para o ministro do TSE, José Antonio Dias Toffoli, não deve haver restrição ao uso do das redes sociais nos meses anteriores às eleições.
"Nós estamos aqui a proferir um voto que ele é arcaico, data vênia a douta maioria formada, é arcaico pelos meios de comunicação que hoje se colocam à disposição das pessoas, que não é mais telefone, não é mais carta, não é mais telegrama. Os meios de comunicação são esses: as redes sociais", disse.
Toffoli acredita que proibir as comunicações no Twitter, fere a Constituição, no que diz respeito à liberdade de manifestação.
"Como vamos vedar que alguém converse com outro por telefone no período de pré-campanha pedindo voto para alguém ou falando mal de um outro candidato de quem essa pessoa não goste? Temos condições de interferir em todas as relações humanas?", questionou o ministro. 

Do blog: O ministro Toffolli fez uma colocação moderna. Atualmente, a maioria das pessoas que tem acesso à internet, utilizam as redes sociais para opinarem no dia-a-dia, e como a eleição trata-se de um momento democrático, é interessante que também haja o debate entre os eleitores na rede.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Acontece amanhã a Hora do Planeta

A Hora do Planeta, movimento anual da ONG WWF, é o ato de apagar as luzes, durante uma hora, com o objetivo de mostrar a preocupação com o aquecimento global.
O movimento é mundial, ocorre com a participação da população, governos e empresas, e acontecerá amanhã das 20h30 às 21h30.
Avise aos seus amigos, vizinhos, parentes, e não esqueça de apagar as luzes e desligar eletrodomésticos.

Felipe Maia participa da inauguração de biblioteca em escola de Nova Descoberta


O deputado federal Felipe Maia (DEM), participou na tarde de hoje da inauguração da biblioteca Maria Clotilde de Macêdo e do canteiro Virgem de Fátima na Escola Estadual Castro Alves, no bairro de Nova Descoberta.
“Como morador do bairro e parlamentar, parabenizo os responsáveis pelo esforço em reconstruir uma biblioteca e criar um local para orações. É com ações como essas que podemos garantir dias melhores para a nossa juventude”, disse o deputado.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Presidente estadual do PTN liga para o blog


O presidente estadual do Partido Trabalhista Nacional (PTN) e Procurador do DETRAN-RN, Francisco Canindé Alves Filho, liga para o blog... 
Francisco Canindé afastou qualquer possibilidade do prefeito Nivaldo Melo (PSB) assumir o diretório do partido em Baía Formosa. “A possibilidade dele (Nivaldo) assumir o PTN é zero. Eu conheci Nivaldo em 2008, mas depois não tive mais contato com ele, e se está havendo alguma articulação é com outra pessoa do partido”, disse.
O presidente estadual do PTN assegurou que o partido está fechado com a candidatura a prefeito do ex-candidato a vereador Almeida Júnior, que está deixando o PV. “Quem vai ser o presidente do PTN em Baía Formosa é Almeida Júnior. O PTN é um partido que está com idéias novas, gente nova e candidatos novos”, afirmou Francisco Canindé.

terça-feira, 22 de março de 2011

Getúlio Rêgo será o líder do Governo na AL

Definido o nome do líder do governo Rosalba Ciarlini na Assembléia Legislativa: o médico Getúlio Rêgo (DEM).

Getúlio Rêgo está no seu oitavo mandado de deputado estadual, todos eles como parlamentar do PFL/DEM, e já foi líder do governo durante as gestões do senador José Agripino (DEM).

segunda-feira, 21 de março de 2011

Nivaldo Melo no PTN?

Foto: Luiz Eduardo

Circula pelos corredores da política na capital potiguar, precisamente na ala vermelha, que o prefeito de Baía Formosa, Nivaldo Melo, poderá trocar o PSB pelo PTN.
Mas, o que levaria o prefeito a trocar de sigla?
Nivaldo Melo é grande aliado da deputada estadual Márcia Maia, que é a presidente do PSB de Natal...
Márcia é filha da ex-governadora Wilma de Faria, que é a presidente estadual do PSB.
Então, não existe motivo para o prefeito mudar de partido, e o blog considera difícil que essa mudança se concretize.
Mas como em política pode acontecer tudo, inclusive nada, só o tempo poderá responder.

Opinião do leitor

Ainda sobre a polêmica do transporte para os universitários, o leitor Luiz Augusto envia e-mail ao blog:

Rogério, a Prefeitura de Canguaretama não fez nenhum acordo formal com a Prefeitura de Baía Formosa, pois nunca ninguém foi procurado para fazer parceria. A Prefeitura de Canguaretama concedia diretamente aos alunos fossem no ônibus, mas como surgiram mais pessoas, tivemos que priorizar os cidadãos de Canguaretama.
A obrigação de conceder ajuda e transporte é da Prefeitura de Baía Formosa.
Quando eu fazia faculdade, me negaram receber a ajuda de custo mas por ser um direito foram obrigados a cumprir a lei, pois a Lei Orgânica do Município diz no Art. 127 que “A educação, direito de todos, é dever do Município e da família, e será promovida e incentivada com a colaboração da comunidade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho” e no Art. 128 “O ensino será ministrado como base nos seguintes princípios: I – igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.

luizaugustobf@hotmail.com

Agripino sobre Arruda: Essa entrevista (à revista Veja) foi dada em tempo de eleição por um ressentido que não me perdoa por ter sido o principal responsável da expulsão dele no partido


Ontem (20), o senador José Agripino (DEM) concedeu entrevista à  jornalista Anna Ruth Dantas da Tribuna do Norte, e o blog reproduz, na íntegra:

 
O senhor creditaria as denúncias de José Arruda (que acusou José Agripino de se beneficiar do Mensalão do DEM no Distrito Federal) ao fato do senhor ter sido eleito presidente nacional do DEM? Seria uma tentativa de lhe desestabilizar (a gestão dele)?

Se for essa tentativa não prospera.  Pode-se admitir que ele tenha enviado recursos para o diretório nacional do partido. É possível que sim, doações legais que [o DEM] possa ter recebido e distribuído. Imputar a mim ter ido buscar recursos e ter dado diretamente para mim, não procede. Essa entrevista (à revista Veja) foi dada em tempo de eleição por um ressentido que não me perdoa por ter sido o principal responsável da expulsão dele no partido.

Qual a missão que se posta para o senhor como presidente nacional do DEM?

Meu objetivo é fortalecer o partido. Eu fui convidado pelos dois mais importantes segmentos do partido para cumprir uma missão. A missão é promover a unidade. Esses dois grupos têm divergências e ambos me convidaram. Ora, se ambos me convidaram é porque devem ter interesse na unidade do partido. Entendendo esse interesse da unidade é que resolvi aceitar a missão de aceitar a presidência, de costurar a Executiva de consenso. Marquei data para as convenções municipais, 16 de julho, marquei data as convenções regionais, agosto, e marquei data para convenção nacional que é o final de setembro. Até lá vou percorrer o Brasil visitando as secções regionais e levando duas coisas. Primeiro o ideário do partido que eu acho que está faltando. O Democratas é o único partido liberal moderno que existe hoje em atuação no nosso país. Com ideais que, tenho certeza, tem milhões de adeptos. Ideais que fazem confronto com deficiências do atual Governo. Ele (o atual Governo Federal) está lutando para debelar uma inflação que retornou por conta da gastança do ano eleitoral e da não tomada de posição do atual governo em limitar o gasto público. Ao invés disso, está aumentando a taxa de juros. Nós somos contra um estado ficando caro, com gasto público de má qualidade. Isso retira a possibilidade do Estado fazer investimentos, porque gasta muito com folha de pagamento sem prestar um serviço de educação, de segurança, de saúde à altura do gasto. O Governo contrata muito, faz o Estado inchado, aparelhado, com gente não qualificada, sem prestar o serviço público adequado. Tudo é consumido com a máquina pública e falta dinheiro para o investimento. Está aí o caso típico do Aeroporto de São Gonçalo para provar. Segundo ponto, a valorização do capital privado. Onde não tiver capital público para completar a infraestrutura, eu defendo, como está se evoluindo para isso, mas de forma geral, a parceria público- privada para que não nos faltem os aeroportos, portos e estradas que hoje nos faltam. Que não nos falte a infraestrutura, nem que para isso se tenha que pagar pedágio. Defendo um Estado onde a ética seja prioridade. Nós somos o único partido que com um dos seus membros importantes, o (ex)governador José Arruda, não exitamos em pedir a expulsão do partido. Nós não convivemos com a impunidade e defendemos um padrão ético na vida pública do Brasil. Outro ponto importante é a questão ambiental. O futuro do mundo está na preservação do meio ambiente, mas isso não pode significar tolher a capacidade do país crescer. São teses que vou sair defendendo pelo Brasil inteiro. Tenho certeza de que existem milhões de brasileiros que aderirão a essa tese. Não aderiram ainda porque as teses ainda não foram massificadas. Até as eleições municipais vou percorrer o Brasil, unificar a legenda, fazer a massificação das ideias e chegar em setembro vendo minha missão cumprida.

O DEM vive, hoje, um momento delicado por  ter se apequenado nas últimas eleições, reduzindo a bancada no Senado e na Câmara dos Deputados?

Delicado, é verdade. Que o partido perdeu quadros é constatação. Agora eu penso o seguinte, em momentos de dificuldade você pode ter o seguinte comportamento: sobre uma mesa você joga e deixa cair uma bola. A bola pode ser uma laranja que caindo machuca e fica parada. A bola pode ser um ovo que caindo arrebenta. E pode ser uma bola de borracha maciça que bate e sobe. É preciso reagir às situações de dificuldades. Eu tenho consciência de que nosso partido tem ideias e grandes talentos. É preciso mobilizá-los para fazer o partido crescer. O partido tinha um governador, hoje (depois da eleição de 2010) tem dois. O partido tinha 13 senadores, caiu para 8. Não, foi para cinco (esse é o número real da bancada do DEM). É que um faleceu, Elizeu Rezende, e dois, Raimundo Colombo e Rosalba (Ciarlini), vieram a ser governadores. Então nós caímos para cinco, mas na verdade significariam oito senadores. E caiu para 43 deputados federais. Mesmo assim somos ainda o quarto maior partido do país. E com o nível de credibilidade pela história do partido muito forte e com grande capacidade de recuperação. É nisso que o partido aposta. A crise que o partido viveu, a crise que o partido atravessou e chegou à convenção, ela é perfeitamente superável na medida em que a gente coloque nossos talentos e nossas ideias em prática e de forma massificada.

O que representará para o DEM a saída do prefeito de São Paulo Gilberto Kassab? Há uma supervalorização de Kassab em deixar ou não o partido?

Está sim (ocorrendo supervalorização de Kassab). Está até porque você vai ver que se Kassab sair e eu suponho que ele vai sair, não serão muitos os que vão acompanhá-lo no DEM e em São Paulo. O partido ficará, em relação ao que é hoje, majoritariamente mantido, em matéria de número de prefeitos, de deputados estaduais e deputados federais. Está se mitificando a saída de Kassab. Ele é um companheiro pelo qual tenho grande apreço pessoal. É o prefeito de São Paulo, a maior cidade do Brasil, é um quadro importante, mas a saída dele não significa nada letal para o partido. Até porque ele sai, mas ficará  a maioria esmagadora de deputados federais, estaduais e prefeitos.

O ex-senador Tasso Jereissati (PSDB) chegou a dizer, semana passada, que a tendência é de fusão entre o PSDB, DEM e PPS. O senhor concorda com essa fusão?

Não vejo isso. O partido só pode fazer aquilo que seus dirigentes e filiados anunciam. Nesse começo de gestão, como presidente do partido, conversei com as mais diversas facções e ouço muitas opiniões até divergentes. Mas de ninguém até hoje ouvi opinião para se fazer fusão hoje ou mais na frente com qualquer outro partido. Acho que os partidos devem manter sua individualidade, até porque o tempo de rádio e televisão para os efeitos das alianças regionais é um trunfo importante regionalmente como forma do partido conseguir aliados para vitórias que possa ter. Se fundir o instrumento de negociação ou trunfo desaparece. Eu não vejo (possibilidade de fusão). O que vejo sim é a disposição das lideranças do partido de partirem para unificar o partido e massificar ideias e ir a luta para crescer. O partido tem condição de crescer e essa é a tentativa que eu, como presidente do partido, farei.

“Vou pregar o lançamento de candidatos próprios do DEM”

Como o senhor tem visto  a criação de novos partidos e a possibilidade dessas novas legendas já estarem planejando se fundir com outros partidos já existentes?

Essas histórias surgiram e já estão mudando de discurso. Até porque está ficando tão escrachado que isso seria um desvio eleitoral ou um caminho a ser trilhado para burlar a lei. Está ficando tão claro que a criação desses partidos com perspectiva de fusão lá na frente é um desvio da legislação eleitoral que criados esses partidos e feitas as fusões lá na frente, a legitimação como ponte para sair agremiação nova estará passível de punição pela lei eleitoral. O “by pass” está tão claro que o TSE entenderá esse viés como um desvio eleitoral e incluirá os filiados desse partido como passíveis de punição da legislação eleitoral. Esses partidos que possam vir a ser criados tem que cuidar de permanecerem onde estão e não pensarem em fusões.

O senhor acredita que os novos partidos poderão desfalcar o DEM do Rio Grande do Norte, inclusive com a saída de titulares de mandatos?

Não acredito. Não tem o menor sentido. O Democratas é o partido da governadora (Rosalba Ciarlini) que esteve na minha convenção levando boa delegação, está confortável no partido onde ela (Rosalba Ciarlini) sempre esteve. Pelo contrário, o que ela (Rosalba Ciarlini) vai é defender o crescimento do partido aqui no Estado sem deixar espaço para que esse partido novo possa, eventualmente, ocupar espaços que sobrem de um PSB, PDT, PMDB, de um PMN, de um partido qualquer.

Mas o senhor  vê chances da governadora migrar para um novo partido?

Acho isso um desrespeito à coerência partidária da governadora Rosalba. Acho, honestamente, uma agressão à coerência partidária que ela exibe há tantos anos.

Quem será o novo presidente do DEM no Rio Grande do Norte?

Eu posso continuar (na presidência do DEM no Rio Grande do Norte). Mas isso não tem pressa em definir quem será ou não presidente. Eu posso continuar. Não tenho impeditivo. Ou se os companheiros encontrarem alguém com qualificação e disposição para exercer a função, de minha parte, estarei absolutamente aberto para ceder o comando do partido no plano local. Mas é preciso que tenha preenchimento das condições: uma pessoa de bom senso e disposta a assumir.

O senhor já encontrou algum nome?

Não. Nem me preocupei com isso. Não tive tempo. Até porque como não temos inquietação partidária, as coisas como vão estão bem.

Qual sua opinião sobre o nome do ex-deputado Carlos Augusto Rosado para ser presidente estadual do DEM?

Acho um grande nome. Mas é preciso que tenha um consenso e ele se disponha a ser. Pessoalmente, eu não posso falar pelo partido, acho um grande nome, mas é preciso que ele se disponha para tarefa e consenso se estabeleça.

O Governo Rosalba Ciarlini chega a quase 90 dias. Satisfaz ao senhor essa administração?

Não é que me satisfaça. O que ela pegou é uma coisa razoável? Acho absolutamente irrazoável. Ela pegou uma herança maldita. Encontrou déficit, uma máquina viciada, problemas de toda natureza, adminsitrativa, política, econômica e financeira, e está com muita determinação buscando superar. Tenho certeza de que no segundo semestre Rosalba já estará com as finanças do Estado, se não em boa situação, mas equilibradas. A partir daí ela vai começar a administrar e mostrar a Rosalba que é. Uma mulher determinada, obstinada, operosa, com enorme obstinação pela geração de emprego, atrações de investimento.Na medida em que se recupere as finanças, ela começará a atender as carências locais dos municípios. É questão de tempo. Não falta uma coisa que é fundamental no político: o padrão ético.

Qual a situação do DEM em relação ao Governo Micarla de Sousa?

Eu quero muito bem a ela (Micarla). Agora Micarla fez uma opção na sucessão presidencial. Ela se aproximou de Dilma Rousseff pessoalmente, ela está certa porque precisa viabilizar recurso para administração, ela criou afinidades com o dilmismo que chega ao Estado com o PT. E todo mundo sabe que eu sou líder de um partido de oposição a Dilma. Isso nos afastou politicamente, nunca pessoalmente. Então acho que Micarla tem razão em buscar os apoios que só pode encontrar no Palácio do Planalto, até porque a Copa está por vir, mas a opção que ela fez nos distancia politicamente.

Essa distância política, hoje,  já carimba o afastamento também no palanque de 2012?

A aliança de Micarla é com o PT e dilmismo. A não ser que ocorra um reposicionamento dela (Micarla de Sousa) no futuro, dificilmente faremos uma aliança (em 2012). Ela (Micarla de Sousa) está fazendo a opção política que a opção administrativa recomenda. Fica difícil (com essa opção) nossa convivência. Por mais apreço que eu tenha pela prefeita, é difícil a convivência política. O Brasil não compreende. O Democratas e o PT são incompatíveis.

O DEM deverá lançar candidato próprio para Prefeitura de Natal?

É possível. A gente vai avaliar na época certa, que é o começo do próximo ano. Dentro da aliança que temos, que é permanente com o PSDB e outros partidos, vamos ver qual a melhor situação. Vou pregar por onde andar uma meta de instalar diretórios em todos os municípios para que tenhamos candidatos. Ora, quem prega isso tem que pregar isso na sua cidade, na sua terra. Vou pregar também que tenhamos candidatos a prefeito na maior quantidade de municípios do Rio Grande do Norte, a começar pela capital. Agora quem vai ser o candidato? Acho que é cedo.

O senhor defende o nome do deputado federal Felipe Maia para ser candidato a prefeito?

Não vou defender o nome de ninguém. Como Felipe é meu filho, eu defendendo o nome de um filho parece uma pieguice. Candidatos vão surgir  naturalmente até o começo do próximo ano. Não terei preconceitos a quem surgir como candidato mais forte no começo do próximo ano.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Opinião do leitor


Leitor atento ao blog ficou surpreso com a notícia de que o vereador Airton  Tanoeiro (PR), propôs projeto de lei para que a prefeitura realize eleição para a escolha de diretores e vice das escolas municipais (Gestão Democrática Escolar).
Veja o e-mail:


Caro Rogério,

No Plano de Cargos e Salários dos Profissionais do Magistério, lei que foi reformulada em janeiro de 2010, já estava prevista a implementação da gestão democrática escolar aqui em Baía Formosa.
Se o vereador Airton apresentou o projeto de Lei para este fim, não deve conhecer o projeto de lei que reformulou o Plano de Cargos e Salários dos professores em janeiro de 2010, pois o mesmo já trata da Gestão Democrática, e por eles mesmos foi aprovado.
O vereador não tem culpa sozinho, e se os demais vereadores aprovaram, também desconhece o assunto e entrou na onda da “Maria vai com as outras”.
Em 2008, o então prefeito Parrudo apresentou Projeto de Lei para a realização da Gestão Democrática nas escolas, mas o então presidente da Câmara, procurado por alguns professores, não colocou o projeto em votação, pois diziam que eram diretoras da época que queriam permanecer no cargo, a partir de 2009.
Os vereadores deveriam era ter procurar a Secretaria de Educação, o Conselho de Educação, o Sindicato dos Professores e outros entes municipais para juntos discutirem os critérios para a realização da eleição, coisa já prevista em lei, e não querer reinventar a roda.

Quanto custa?


O prefeito de Canguaretama cortou a carona que era dada aos estudantes universitários de Baía Formosa.
Com isso, alguns alunos estão pensando em trancar o curso, pois alegam que não tem condições de arcar com a mensalidade do curso e com as despesas de locomoção diária, tendo em vista que a maioria são alunos de Universidades Particulares.
E agora? Quem é que vai chegar junto e solucionar este problema?
Eu acredito que a quem mais compete tomar uma atitude é o Poder Público Municipal, pois, trata-se de cidadãos formosenses, que serão futuros advogados, gestores, administradores, professores...
Quanto custaria aos cofres do município o pagamento de um transporte para os estudantes universitários?
Depende! Existem vários tipos de estudantes:
Alguns estudam, residem e trabalham em Natal, e não utilizariam o transporte; outros apenas estudam e residem em Natal; e o grupo que estuda a noite, justamente porque residem e/ou trabalham em BF, são os que necessitam do transporte.

Mas, quantos são ao certo? Informações preliminares dão conta de que são, aproximadamente, 15 pessoas.
Então, vejamos:

Se a prefeitura pagasse 4 carros pequenos, na tabela da praça de táxi, seria:
R$ 150,00 X 4 =  R$ 600,00

R$ 600,00 X 21 = R$ 12.600,00

Explica-se:

- 150,00 é o valor hoje cobrado para uma viagem de Baía Formosa à Natal
- 4 é o número de carros que sairiam diariamente
- 600,00 é a soma diária para pagar aos 4 carros
- 21 é a média de dias letivos mensal (pode variar para menos, em razão de feriados e etc.)
- 12.600 é o valor bruto mensal, e esse valor poderia até ser negociado e ficaria menor.

Observação 1: Se um ônibus fosse alugado, seria praticamente a mesma coisa, pois o valor médio de uma viagem em um ônibus para Natal é R$ 600,00.
O ônibus agregaria mais pessoas, e é o que deseja o prefeito Nivaldo Melo, como o mesmo disse na sua leitura da mensagem anual, entretanto, estamos falando de uma medida urgente.

Observação 2: Se fossem disponibilizadas as duas kombis da prefeitura, o valor cairia bastante, pois o custo seria apenas com combustível, mais hora extra para o motorista e manutenção dos veículos.

Caro leitor, o que você acha da idéia? É legal ou não?

Parabéns pra você!


A aniversariante de hoje é a deputada estadual Gesane Marinho (PMN).
Gesane é a deputada mais jovem da Assembléia Legislativa do RN, e está no seu terceiro mandato consecutivo.
Em Baía Formosa, tem sido a deputada mais votada nos últimos pleitos.
Em 2002 Gesane obteve 1.010 votos, em 2006 recebeu 980 sufrágios, e nas eleições do ano passado, venceu novamente com 1.195 votos.
O blog deseja felicidades à deputada, com muita saúde e paz.

Gesane cumprimentando eleitores em Baía Formosa, na eleição passada.

terça-feira, 15 de março de 2011

Deu no blog de Lenilson do Agreste

O blogueiro Lenilson Costa, fez ontem (14) no seu blog (www.bloglenilsondoagreste.blogspot.com), uma análise das pré-candidaturas às prefeituras dos municípios da região Agreste.
Veja o que Lenilson postou sobre Baía Formosa: 

 
BAIA FORMOSA - 2012


O cenário político do município de Baia Formosa, mesmo contando com 8 nomes para a disputa de 2012. Acreditamos que o duelo deverá ter apenas dois nomes na disputa rumo 2012. Lá os dois ex-prefeitos Samuel e Parrudo deverão unir-se a candidatura de Joãozinho Madeiro ou Adeilson, que tem tudo para enfrentar nas urnas o atual prefeito Nivaldo que vai partir para a reeleição. Outro nome que poderá caminhar e ter uma grande influencia com sua pré – candidatura será o do empresário Adeilson, força nova com grandes chances de crescimento na política da cidade de Baia Formosa. Um cenário com o prefeito Nivaldo pela situação e as candidaturas de Joãozinho Madeiro e Adeilson, pela oposição dois nomes que poderão fazer um grande movimento naquela cidade. Acreditamos que a oposição ainda poderá marchar apenas com um único candidato a prefeito para enfrentar o prefeito Nivaldo.

Adeilson deixará o PMDB

Confirmado o que o blog já tinha noticiado...
Após parabenizar o senador José Agripino por ter assumido a presidência nacional do DEM, o pré-candidato à Prefeitura de Baía Formosa, Adeilson da Farmácia, acabou de declarar no seu twitter que estará se desligando do PMDB e ingressará no DEM ou PMN.
O blog também já tinha anunciado que o ex-prefeito Samuel estava fazendo diversas costuras políticas no sistema de oposição ao prefeito Nivaldo Melo (PSB), o que também foi confirmado por Adeilson.

(Adeilson Gomes):
 
- Desejo boa sorte ao competente senador Jose agripino, é bom dizer que todos norte riograndenses estão orgulhosos com essa nova condição!

- espero que o novo presidente do DEM estadual ,esteja sensível a realidade dos municipios que apoiaram a governadora no ultimo

- Aqui em baia formosa estamos esperando a definição de quem realmente vai assumir a direção do DEM em nossa cidade.

- toda baia formosa sabe que na campanha de 2010 houve uma união da oposição local em favor da governadora rosalba e os senadores Gari. e JAJA

- Eu estou me desligando do PMDB , e pretendo migrar para o DEM ou PMN todos já sabem que apoiamos os deputados desses partidos.

- sabemos que ambas legendas precisam ser revitalizadas na nossa cidade, e estamos preparados para faze lo.

- contamos com o apoio do ex- prefeito samuel no sentido de nos ajudar no que diz respeito ao PMN e DEM , pelo menos foi o combinado.

Felipe Maia prestigia posse do pai como presidente nacional do DEM

Durante a convenção extraordinária do Democratas que escolheu o senador José Agripino como novo presidente, o deputado federal Felipe Maia (DEM), seu filho, destacou o compromisso e a experiência de vida pública do senador, que somará para garantir unidade do DEM. “José Agripino é um nome de peso e que carrega toda credibilidade que o partido precisa neste momento para se reerguer e ampliar seus quadros. Não tenho dúvidas de que fará um excelente trabalho”, afirmou.
Felipe Maia apontou que a escolha consensual do nome de Agripino para a presidência demonstra a maturidade do partido e a prevalência dos interesses coletivos sobre as questões pessoais. “O DEM é um partido preparado, com bons quadros e com bandeiras capazes de impulsionar o desenvolvimento do país. O partido está vivo e o senador Agripino fará todo esforço para incentivar o crescimento do DEM”, ressaltou.



JA presidente nacional do DEM

Termina a convenção nacional do Democratas, que aconteceu em Brasília.
O senador José Agripino (RN), assume a presidência nacional do partido com o objetivo de fortalecer a legenda em todo o Brasil, com vistas às próximas eleições.
Confira alguns trechos do discurso do senador-presidente:

"Vou andar o Brasil inteiro, pedir a cada presidente regional que trabalhe por um diretório em sua região para nos fortalecermos e termos candidatos próprios na eleição dos próximos anos".

 “Quem se abriga em um partido de oposição é quem tem convicções e coragem”.

“O que eu defendo é que nós, do DEM, coloquemos o sentimento partidário e ideais acima dos interesses pessoais".

“Nosso partido cuida do Congresso para evitar que haja aumento na carga de impostos. E como lutamos pelo fim da CPMF, vamos continuar interpretando o sentimento dos brasileiros”.

“Passamos uma fase de enorme provação, mas fomos o único partido que cortou na própria carne ao expulsar o único governador que tínhamos”.

 “Ao chegarem e concordarem com o meu nome ficou claro o desejo da unidade, tarefa que eu não vou exercer sozinho. Vou precisar da ajuda e aconselhamento de todos os membros do partido. Vou me inspirar na experiência dos veteranos e na ousadia dos mais jovens”.




A governadora Rosalba Ciarlini (DEM), prestigiou a posse do amigo e aliado de longas datas.


Rápidas do blog

- A ex-governadora Wilma de Faria (PSB), deverá assumir, nos próximos dias, a superintendência da Sudene.

- De acordo com matéria do Novo Jornal, a filha da ex-governadora Wilma de Faria, Ana Cristina de Faria Maia, recebia um salário de R$ 18 mil da ONG Meios, mantida pelo Governo do Estado.

- O senador José Agripino (DEM), assume hoje a direção nacional do partido.

- Carlos Augusto Rosado, marido da governadora Rosalba Ciarlini (DEM), grande articulador e conhecedor  da política potiguar, deverá assumir o DEM estadual.

- Com Jajá na direção do DEM nacional, e Carlos Augusto no DEM estadual, caem por terra as especulações de que a Governadora poderá migrar de legenda.

- O ex-governador Iberê Ferreira (PSB), poderá ir para o PMDB, seu partido de origem. O presidente estadual do PMDB, Henrique Alves, nega que haja articulações nesse sentido, mas ressalta que Iberê será bem-vindo, caso desembarque na sigla.

Eleição para diretores das escolas municipais de Baía Formosa

É de autoria do vereador Airton Tanoeiro (PR), o Projeto de lei que instituirá eleições para diretor e vice das escolas municipais de Baía Formosa.
O projeto será apresentado pelo vereador na Sessão Ordinária desta terça-feira (15).
A Gestão democrática escolar, que já existe nas escolas estaduais, permite que os pais, alunos, professores e funcionários elejam os representantes da escola, para o período de dois anos.

Contabilizando apoios



Caso os ex-prefeitos Samuel Monteito (PP) e Parrudo (PMDB), mais o ex-vice-prefeito Joãozinho Madeiro (PR) e Adeilson da Farmácia (PMDB) se mantenham unidos até o pleito do próximo ano, como acordado em palanque nas eleições do ano passado, podem contabilizar apoios de peso:

- Governadora Rosalba Ciarlini (DEM), vice-governador Robinson Faria (PMN) e senadores José Agripino (DEM) e Garibaldi Filho (PMDB): Todos apoiados pelo quarteto nas últimas eleições.

Detalhes:

1. A governadora Rosalba tem uma ligação forte com o ex-prefeito Samuel, que a apoiou para o Senado em 2006 e para o Governo em 2010;
2. O vice-governador Robinson Faria é aliado histórico de Samuel em Baía Formosa;
3. Apesar do distanciamento político entre Samuel e Parrudo por vários anos, ambos sempre foram aliados do senador José Agripino;
4. O senador Garibaldi Filho é aliado histórico de Parrudo.

Voltando aos apoios...

- Deputada estadual Gesane Marinho (PMN): apoiada por Adeilson.

- Deputado estadual Poti Júnior (PMDB): apoiado pelo ex-vice-prefeito Joãozinho Madeiro.

- Deputado federal Betinho Rosado (DEM): apoiado por Adeilson.

- Deputado federal Fábio Faria (PMN): apoiado pelos ex-prefeitos Samuel e Parrudo.

- Deputado federal João Maia (PR): apoiado pelo ex-vice-prefeito Joãozinho Madeiro.


O quarteto, que ganhou o apelido de “Liga da justiça”, pode dizer que tem pesos pesados no barco, e muitas cartas na manga.

Samuel costurando



Pessoas próximas ao ex-prefeito Samuel Monteiro (PP), garantem que ele não tem demonstrado disposição de ser candidato a prefeito de Baía Formosa nas eleições do próximo ano, e que seu principal objetivo é a eleição para a Câmara de Vereadores, do seu filho, Saulo Adriano, presidente municipal do PMN...
Mas, de uma coisa o ex-prefeito não abre mão: manter a unificação do grupo de oposição ao prefeito Nivaldo Melo (PSB), e agregar mais nomes a este grupo.
Com a característica de político articulador, Samuel tem procurado reunir os pré-candidatos no sentido de manter unidade no discurso com vistas às eleições 2012, e de que haja candidato único do sistema de oposição.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Carlos Augusto poderá presidir o DEM estadual

 Deu no blog do Xerife (www.robsonpiresxerife.com):

José Agripino convida Carlos Augusto para assumir o DEM estadual

Na semana que vem – provavelmente terça feira – o senador José Agripino assumirá a presidência nacional do Democratas. Assumindo o comando nacional da legenda ele não poderá acumular o cargo com o comando estadual do partido. 

Daí…

Para assumir a direção estadual do DEM, Agripino tem um nome de preferência: o ex-deputado Carlos Augusto Rosado, esposo da governadora do Rio Grande do Norte Rosalba Ciarlini (DEM).

O primeiro-damo (na foto com Rosalba) ainda não disse sim. Mas, deverá dar uma resposta até a próxima semana.

Enchente em Nova Cruz

A capital do Agreste, Nova Cruz, foi atingida por uma forte chuva nesta quarta-feira de cinzas (09).
A parte baixa da cidade ficou alagada, e a chuva invadiu algumas casas.

Fotos: Wesley Ramon