quinta-feira, 26 de maio de 2011

Derrubada de árvores em Baía Formosa continua gerando polêmica

Essa derrubada de árvores para a construção de uma praça de eventos em Baía Formosa está causando grande polêmica no município.

O empresário Adeilson Gomes entrou em contato com o blog, para fazer um comentário sobre a postagem "Pau-brasil replantado".

Segundo ele as árvores foram derrubadas por uma máquina escavadeira, com autorização da prefeitura... mas, o Pau-brasil foi replantado pelos populares revoltadas, que acompanharam todo o processo de derrubada.

Adeilson relatou ainda que o ambientalista Helder Amaral, estava no momento, e solicitou que o Pau-brasil fosse retirado de forma que pudesse replantá-lo, entretanto, a intenção do operador da máquina era retirar da mesma forma que fez com as outras árvores, só sendo atendido, depois da intervenção dos presentes, e que os próprios populares fizeram o replantio da árvore.

"O protesto se deu pelo fato de que nós não aceitávamos a forma como as árvores seriam derrubadas, deixando bem claro que não somos contra a praça de eventos, e, se tivessem pensado em manter as árvores, uma boa idéia seria criar um pequeno bosque na entrada da praça", disse Adeilson. 

Foto da antiga praça

3 comentários:

  1. Rogério sei que vc postou o que comentaram, mas lhe afirmo que o pé de Pau-brasil já ia ser retirado de forma diferente das outras árvores, pq o senhor Humberto teria prometido a uma outra pessoa para replanta-lo,e foi ao saber disso que vinheram mas conflitos, então a pessoa que antes cuidava dos pés de árvore decidiu querer replantar o pau-brasil. Eu também estava lá, vamos ser realista.
    D.Gomes

    ResponderExcluir
  2. Amigo eu também estava lá, seja você realista. Pois a escavadeira quando chegou iniciou a destruição, pouco tempo depois começou a juntar gente dai foi uma pessoa perguntar ao operador da escavadeira se iriam derrubar todas as arvores, ele falou que iria ficar o pau brasil. então muito tempo depois quando já quase todas arvores já estavam derrubadas, chegou o sec. de obras Alberico e em seguida Humberto e quando os populares foram questioná-lo sobre o pau Brasil, ele respondeu que o terreno era da prefeitura e quem mandava lá era o prefeito e que o pau brasil seria arrancado e dai seguiu-se um grande debate entre populares e Humberto que chegou ao ponto de gritar ofendendo e expulsando a todos ali presentes com palavras que não posso relatar aqui, mais posso lembrar uma frase dita por ele:
    "UMA CIDADE NOJENTA DESSA" seguido de vários palavrões dito contra as pessoas que segundo ele estavam atrapalhando seu trabalho.
    “E em seguida ligou para a policia, e já na presença do delegado se iniciou novamente as discussões entre Humberto e populares especialmente “XÚA” que falou: SE É PARA REMOVER EU QUERO LEVAR, POIS FOI MEU PAI QUEM PLANTOU.”
    Todos ouviram quando Humberto gritou "derruba, derruba isso e pronto". E depois de muita discussão o Pau Brasil foi removido como todos já sabem para frente da casa de Nireide irmã de xúa.
    Então sejamos todos realistas, Da forma que foi feito, fica impossível uma pessoa em sã consciência acreditar que a atual administração foi ecologicamente correta.

    José de baia formosa.

    ResponderExcluir
  3. A história resumida do PAU-BRASIL:
    Quando chegaram ao Brasil, os portugueses se depararam com uma árvore que produzia um corante vermelho utilizado na indústria têxtil e uma madeira resistente de cor forte e muito semelhante a brasas em fogo, portanto, nada mais natural do que terem transposto o nome de Pau–Brasil para a planta aqui encontrada, batizando posteriormente nosso país com esse lindo nome.
    Até 1530, o Pau–Brasil foi a única riqueza explorada na nova terra descoberta, sendo inclusive, responsável pela instalação da primeira forma de organização administrativa realizada pelo Governo Português.
    O Pau–Brasil foi explorado durante 375 anos ininterruptos de forma desordenada e selvagem, o que veio a provocar o seu atual estado de extinção do habitat natural, pois se estendia na faixa litorânea brasileira desde o Estado do Rio Grande do Norte até o Estado do Rio de Janeiro.
    A derrubada de uma árvore nativa como PAU-BRASIL que é uma marca registrada do nosso país é um crime ambiental gravíssimo, e não podemos aceitar de braços cruzados a lamentável cena que ocorreu em BF então vamos se juntar e procurar as autoridades no intuito de tomar as providências necessárias contra as pessoas que foram responsáveis por esse ato deplorável.
    Todos que apoiarem esse comentário podem postar outras mensagens no blog, pois devemos mostrar que estamos preocupados com a cidade de BF e principalmente com a natureza que é linda e não machuca ninguém ao menos que seja perturbada (desmatamentos, queimadas, derrubadas de árvores e etc.).
    Junior.

    ResponderExcluir

Comentários anônimos não serão aprovados.